Por que não é recomendado oferecer água para menores de 6 meses?
Segundo o nosso Guia:
O leite materno é composto por cerca de 90% de água
Em uma mamada, o leite que sai primeiro pode parecer “ralo” ou “fraco” por ser mais transparente, mas esse leite é muito rico em água, importante para a hidratação da criança, e anticorpos para protegê-la de infecções.
Mesmo em regiões secas e abafadas, não é necessário oferecer água às crianças alimentadas somente com leite materno, pois ele possui toda a água necessária para a hidratação nesse período.
Em dias quentes, é natural que a criança queira mamar mais vezes, e esse aumento de frequência é suficiente para matar sua sede.
A água ocupa volume
A água ocupa volume do leite, assim o seu bebê pode querer mamar menos, não desfrutando apropriadamente dos benefícios da amamentação, podendo prejudicar sua nutrição, ganho de peso etc.
Não se preocupe, mamãe! Seu leite é completo para seu bebê.
Saiba mais através da leitura do Guia Alimentar da Criança Brasileira Menor de 2 Anos e siga no Instagram @nutridosmildias para mais informações sobre aleitamento materno.
Referências:
MINISTÉRIO DA SAÚDE (Brasil). Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos. Brasília - DF, 2019. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_da_crianca_2019.pdf. Acesso em: 2 ago. 2022.
コメント