Alimentos cortados ou amassados, assados ou crus podem ser congelados!
A quantidade de vitaminas e minerais após o congelamento não apresentam perdas significativas quando armazenados de forma e tempo adequados.
🥦 Para legumes, o ideal é que faça o procedimento de branqueamento antes. Algumas frutas e folhas perdem suas características sensoriais no congelamento. Tire dúvidas com sua nutricionista!
O ideal é utilizar recipientes de vidro ou de plásticos livre de Bisfenol A (BPA) e que armazenem o equivalente a uma porção individual de cada alimento, para que o bebê consiga fazer a diferenciação.
Para descongelar, deve tirar do freezer no dia anterior e colocar na geladeira. Na hora do preparo, pode aquecer no microondas ou no banho-maria.
Etiquetar
✍ Não se esqueça de etiquetar os potinhos com a descrição e a data, e siga as recomendações da CVS 5 de 2013 sobre o tempo de congelamento.
Saiba mais através da leitura do Guia Alimentar da Criança Brasileira Menor de 2 Anos e siga no Instagram @nutridosmildias para mais informações sobre aleitamento materno.
Referências:
MINISTÉRIO DA SAÚDE (Brasil). Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos. Brasília - DF, 2019. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_da_crianca_2019.pdf. Acesso em: 2 ago. 2022.
Comments